sábado, janeiro 28, 2006

"My Endless Love"

Quem conhecer este hino ao amor...entenderà a alusão a esta imagem...



My love
There´s only you in my life
The only thing that´s bright(...)

(Lionel Richie & Diana Ross)

Levantados do Chão...

"E eu pergunto aos economistas politicos, aos moralistas, se já calcularam o número de indivíduos que é forçoso condenar à miséria, ao trabalho desproporcionado, à desmoralização, à infância, à ignorância crapulosa, à desgraça invencível, à penúria absoluta, para produzir um rico ?" (Almeida Garrett)

sexta-feira, janeiro 27, 2006

Clássico da 7ª arte...

Um filme de grande qualidade Kubrick(iana) !


«2001 Odisseia no espaço»



O primeiro filme da lista parte de um remake ambicioso(custo cifrado em 10 milhões de Dólares) do romance intitulado The Sentinel escrito por C. Clarke (co-argumentista de Kubrick do filme) e divide-se em quatro partes :
Uma primeira parte que nos mostra uma Terra habitada apenas por macacos; uma segunda parte passada no ano de 2001 onde está uma nave com cientistas, entre os quais, o Dr. Haywood R. Floyd(Sylvester) que prosseguem o caminho da Lua; uma terceira parte com uma viagem até ao Planeta Júpiter levando a bordo dois astronautas, o Dr. Dave Bowman (Dullea) e o Dr. Frank Poole (Lockwood), três cientistas em hibernação e um computador (voz de Rain) e por fim; uma quarta parte, por sinal, a mais enigmática e mais interessante, ou seja, aquela em que Bowman foca uma viagem inesquecivel por um espiral de espaço-tempo até ao seu envelhecimento "a bordo" de um quarto estilo Luis XVI, acabando por se transformar num magnetizante e sublime feto astral...



3ªParte- Dr.Bowman e Dr.Poole contra a inteligência artificial de Rain


Trata-se pois, de um filme passado no silêncio profundo (lembro que o primeiro diálogo aparece apenas aos quarenta minutos), não sobram palavras senão para perguntar o que dizer de um filme que nos faz pensar do primeiro ao último minuto e da primeira à última vez que o vimos ?
Simples : uma Obra Prima.
Consensualmente entendido como o mais belo filme de ficção cientifica na história da 7ª arte (desculpem-me o advérbio "ditador"), isto vindo de alguém que, desde bem cedo se tornou fã confesso da trilogia «Star Wars» (de Spielberg,1976) e conhecendo "Monstros" da ficção cientifica como, a título de exemplo, «Metropolis» (do alemão Fritz Lang,1927).
Confesso que esta minha opção "dictatorial" se deve em grande medida ao deslumbramento que senti durante o visionamento do filme.


2ªparte - Dr. Haywood R. Floyd conferenciando com colegas sobre o mistério do monólito enterrado na Lua



Sem querer cair no lugar comum de chamar "Obra Prima" a todo o filme que mereça nota distintiva, na minha modesta opinião, se há filme que merece esta expressão, esse filme é «2001 - Space Odyssey».
É um dos raros filmes que transcende a mera dimensão de objecto cinematográfico e que alcança uma absoluta Universalidade...
Por mais vezes que o vejamos, subsiste uma especulação, uma incerteza e uma instrospecção com uma inevitabilidade, sendo ela de tal forma acentuada que coloca o filme no patamar mais elevado que de outros bons filmes...
Kubrick é o Homem que nos desafia a partir para uma viagem onde só ele conhece o destino...um campo de sonhos, fantasia e abstracção...uma obra de puro génio (digo-o sem o minimo de hesitação), um filme absolutamente brilhante e inteligentemente conseguido.




1ª parte- Um Planeta Terra sem habitantes humanos



Do filme, destaco um dos Flash-Fowardsmais fabulosos do cinema, o realizador transporta-nos desde o planeta Terra povoado por macacos durante a pré-histórica (cuja tribo descobre um monólito negro) até ao interior de uma nave espacial rumando à Lua no ano de 2001 (astronautas com o fim de descobrir a origem de um misterioso monólito ali enterrado).
Destaco ainda a música...irei recordar para sempre aquela valsa do "Danúbio Azul" (Johann Strauss) durante a caminhada pelos cosmos ou o não menos interessante nascer do Sol ao som de "Assim Falou Zaratustra" de Richard Strauss (composição inspirada pelo título da obra máxima de Friedrich Nietzsche).



4ªParte - a ressureição do Ser Humano...um feto sobrevivente para contar a história...




















"Kennen Sie Mozart" ?




E assim se passaram 250 anos sobre o nascimento de um dos maiores (talvez o maior) nome de culto da música clássica.
Sankt Marx - O nome do cemitério que acolheu o austriaco de 35 anos enterrado numa vala comum...
Recordar Mozart é sentir uma emoção muito própria, outros virtuosos da musica clássica já tiveram honras de centenário mas Mozart é um caso à parte...
Perguntam-me...que tem Mozart diferente de Bach, Tchaikovsky ou Vivaldi ? respondo : tem simplesmente uma história além-mar, e mais, uma melodia muito própria que cativa o amante de música(mesmo que não profundo conhecedor do género).


Sucedem-se concertos, filmes, crónicas, livros sobre Mozart, lembro até, a propósito de "For Ever Mozart"(de jean-Luc Godart) algo extraordinário que se disse sobre o filme : "Quando um filme deste nivel estreia nas salas de cinema (alternativo), o público insiste com imensas questões, onde se incluí «Há mamas ? Não? Bom, então é melhor ir ver um filme de acção(...)»





Lembrar Mozart é lembrar o estilo sóbrio de uma melodia, ou como já alguém disse, "o efeito Mozart" traduzido em um "fluorescente mercado de musica «para ficar mais inteligente»", é esta a expressão de um estudo efectuado em 1993 e levado a cabo por um neurologista da Universidade de Ilinois "John Hughes", cujo Link se deixa à consideração...«The Mozart Effect» (perdoem-me, apenas o encontrei em inglês).
Os temas de Mozart são sobejamente conhecidos, pelo que, descurarei de os enunciar, ou talvez não, talvez nomeie "Don Giovanni" (José Saramago em obra recente aproveitou, aliás, para enfatizar a figura do personagem D. Giovanni condenado aos infernos por ter seduzido 2065 Mulheres, será culpado? perguntou.).


É esta a magia envolvente do compositor, sugiro portanto que compareçam nos vários recitais promovidos pelas orquestras (amadoras) deste país Portugal.

Sunrise - Song of two humans (1927)


Um filme de eleição...e como foi dito noutras paragens, determinante para se compreender o cinema como arte..
São frames de cinema verdadeiramente desconcertantes e nem o conteúdo mudo altera a sua textura, pelo contrário, reforça-a..
Um "must" para qualquer amante da 7ª arte.







Um dos melhores filmes realizados até «Citizen Kane»(1954)...






O triangulado amoroso mais badalado do Séc. XX, um Homem confrontado com dois ideais, duas realidades, duas Mulheres... e decide (e que bem).
Pergunto-me como em 1927 foi concebida tamanha obra...adorável.

Benvindos ao Dogville

A "oficina" assumiu hoje novo formato... passará a ser o meu blog de eleição.
Devo dizer que não arranjei outra forma de celebrar... senão com a imagem de «Grace» musa inspiradora do "mecânico" de serviço.
Dou as boas vindas a quem me lê...e espero que sejam cada vez mais.