sexta-feira, janeiro 27, 2006

"Kennen Sie Mozart" ?




E assim se passaram 250 anos sobre o nascimento de um dos maiores (talvez o maior) nome de culto da música clássica.
Sankt Marx - O nome do cemitério que acolheu o austriaco de 35 anos enterrado numa vala comum...
Recordar Mozart é sentir uma emoção muito própria, outros virtuosos da musica clássica já tiveram honras de centenário mas Mozart é um caso à parte...
Perguntam-me...que tem Mozart diferente de Bach, Tchaikovsky ou Vivaldi ? respondo : tem simplesmente uma história além-mar, e mais, uma melodia muito própria que cativa o amante de música(mesmo que não profundo conhecedor do género).


Sucedem-se concertos, filmes, crónicas, livros sobre Mozart, lembro até, a propósito de "For Ever Mozart"(de jean-Luc Godart) algo extraordinário que se disse sobre o filme : "Quando um filme deste nivel estreia nas salas de cinema (alternativo), o público insiste com imensas questões, onde se incluí «Há mamas ? Não? Bom, então é melhor ir ver um filme de acção(...)»





Lembrar Mozart é lembrar o estilo sóbrio de uma melodia, ou como já alguém disse, "o efeito Mozart" traduzido em um "fluorescente mercado de musica «para ficar mais inteligente»", é esta a expressão de um estudo efectuado em 1993 e levado a cabo por um neurologista da Universidade de Ilinois "John Hughes", cujo Link se deixa à consideração...«The Mozart Effect» (perdoem-me, apenas o encontrei em inglês).
Os temas de Mozart são sobejamente conhecidos, pelo que, descurarei de os enunciar, ou talvez não, talvez nomeie "Don Giovanni" (José Saramago em obra recente aproveitou, aliás, para enfatizar a figura do personagem D. Giovanni condenado aos infernos por ter seduzido 2065 Mulheres, será culpado? perguntou.).


É esta a magia envolvente do compositor, sugiro portanto que compareçam nos vários recitais promovidos pelas orquestras (amadoras) deste país Portugal.