«Vanilla Sky»… porque sim!
Na minha primeira (e quiçá única) colaboração no Dogville, o desafio não poderia ter sido mais… desafiante! «Escreve sobre o teu filme preferido», propôs o Tiago, «tenho curiosidade para saber a tua opinião pessoal sobre ele». E é isso mesmo, muito pessoal… mas o cinema é admirável por despertar paixões únicas, aflorar sentimentos muito próprios, já que emolduramos a história do grande ecrã, universal, com a nossa própria vivência.
«Vanilla Sky», como muitos dos remakes da indústria cinematográfica, não reuniu o consenso da crítica, nem da especializada, nem da popular, que teimou em comparar o filme de Cameron Crowe com o original, «Abre Los Ojos», do espanhol Alejandro Amenabar. Acusado por muitos de servir o prato feito ao espectador, num thriller que se queria enigmático, o realizador de «Jerry Maguire» acaba por centrar a história no amor e não tanto na mensagem moral inicial.
Num dos seus papéis mais aliciantes e no qual brilhou, Tom Cruise é David Aames, um editor de sucesso que pode ter tudo o que quer, cobiçado pelas mulheres, mas que encontra em Sofia (Penélope Cruz, o elo de ligação entre o filme original e o remake) uma relação tranquila, estável, um amor verdadeiro. Esquece-se de Julie (Cameron Diaz), que, apesar de, para ele, ser só mais um caso, interpreta a relação de outra forma.
A vida muda radicalmente para David, quando, depois de passar uma noite com Sofia, com quem apenas conversa, numa simbiose de interesses e de olhares, decide aceitar entrar no carro de Julie… O filme continua, é certo, mas o segredo reside nesse momento, a altura em que, apesar de todas as certezas, o ego cede e espera-se que o risco não traga consequências.
O que queremos realmente para ser felizes? O filme de Crowe questiona a realidade do amor, da vida, do ódio, da amizade e do sexo, pintando-a, como no quadro de Monet, com pormenores geniais, como a canção dos Beach Boys, uma capa antiga de um álbum de Bob Dylan, e arte transformada em amor, quando o amor é visto pelos olhos da arte. O pesadelo começou para David quando minimizou momentos, aparentemente insignificantes.
Um momento… é o que basta… porque todos os momentos contam… Mas, para isso, temos de «abrir os olhos» para a vida.
«Vanilla Sky», como muitos dos remakes da indústria cinematográfica, não reuniu o consenso da crítica, nem da especializada, nem da popular, que teimou em comparar o filme de Cameron Crowe com o original, «Abre Los Ojos», do espanhol Alejandro Amenabar. Acusado por muitos de servir o prato feito ao espectador, num thriller que se queria enigmático, o realizador de «Jerry Maguire» acaba por centrar a história no amor e não tanto na mensagem moral inicial.
Num dos seus papéis mais aliciantes e no qual brilhou, Tom Cruise é David Aames, um editor de sucesso que pode ter tudo o que quer, cobiçado pelas mulheres, mas que encontra em Sofia (Penélope Cruz, o elo de ligação entre o filme original e o remake) uma relação tranquila, estável, um amor verdadeiro. Esquece-se de Julie (Cameron Diaz), que, apesar de, para ele, ser só mais um caso, interpreta a relação de outra forma.
A vida muda radicalmente para David, quando, depois de passar uma noite com Sofia, com quem apenas conversa, numa simbiose de interesses e de olhares, decide aceitar entrar no carro de Julie… O filme continua, é certo, mas o segredo reside nesse momento, a altura em que, apesar de todas as certezas, o ego cede e espera-se que o risco não traga consequências.
O que queremos realmente para ser felizes? O filme de Crowe questiona a realidade do amor, da vida, do ódio, da amizade e do sexo, pintando-a, como no quadro de Monet, com pormenores geniais, como a canção dos Beach Boys, uma capa antiga de um álbum de Bob Dylan, e arte transformada em amor, quando o amor é visto pelos olhos da arte. O pesadelo começou para David quando minimizou momentos, aparentemente insignificantes.
Um momento… é o que basta… porque todos os momentos contam… Mas, para isso, temos de «abrir os olhos» para a vida.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home