sexta-feira, janeiro 27, 2006

Clássico da 7ª arte...

Um filme de grande qualidade Kubrick(iana) !


«2001 Odisseia no espaço»



O primeiro filme da lista parte de um remake ambicioso(custo cifrado em 10 milhões de Dólares) do romance intitulado The Sentinel escrito por C. Clarke (co-argumentista de Kubrick do filme) e divide-se em quatro partes :
Uma primeira parte que nos mostra uma Terra habitada apenas por macacos; uma segunda parte passada no ano de 2001 onde está uma nave com cientistas, entre os quais, o Dr. Haywood R. Floyd(Sylvester) que prosseguem o caminho da Lua; uma terceira parte com uma viagem até ao Planeta Júpiter levando a bordo dois astronautas, o Dr. Dave Bowman (Dullea) e o Dr. Frank Poole (Lockwood), três cientistas em hibernação e um computador (voz de Rain) e por fim; uma quarta parte, por sinal, a mais enigmática e mais interessante, ou seja, aquela em que Bowman foca uma viagem inesquecivel por um espiral de espaço-tempo até ao seu envelhecimento "a bordo" de um quarto estilo Luis XVI, acabando por se transformar num magnetizante e sublime feto astral...



3ªParte- Dr.Bowman e Dr.Poole contra a inteligência artificial de Rain


Trata-se pois, de um filme passado no silêncio profundo (lembro que o primeiro diálogo aparece apenas aos quarenta minutos), não sobram palavras senão para perguntar o que dizer de um filme que nos faz pensar do primeiro ao último minuto e da primeira à última vez que o vimos ?
Simples : uma Obra Prima.
Consensualmente entendido como o mais belo filme de ficção cientifica na história da 7ª arte (desculpem-me o advérbio "ditador"), isto vindo de alguém que, desde bem cedo se tornou fã confesso da trilogia «Star Wars» (de Spielberg,1976) e conhecendo "Monstros" da ficção cientifica como, a título de exemplo, «Metropolis» (do alemão Fritz Lang,1927).
Confesso que esta minha opção "dictatorial" se deve em grande medida ao deslumbramento que senti durante o visionamento do filme.


2ªparte - Dr. Haywood R. Floyd conferenciando com colegas sobre o mistério do monólito enterrado na Lua



Sem querer cair no lugar comum de chamar "Obra Prima" a todo o filme que mereça nota distintiva, na minha modesta opinião, se há filme que merece esta expressão, esse filme é «2001 - Space Odyssey».
É um dos raros filmes que transcende a mera dimensão de objecto cinematográfico e que alcança uma absoluta Universalidade...
Por mais vezes que o vejamos, subsiste uma especulação, uma incerteza e uma instrospecção com uma inevitabilidade, sendo ela de tal forma acentuada que coloca o filme no patamar mais elevado que de outros bons filmes...
Kubrick é o Homem que nos desafia a partir para uma viagem onde só ele conhece o destino...um campo de sonhos, fantasia e abstracção...uma obra de puro génio (digo-o sem o minimo de hesitação), um filme absolutamente brilhante e inteligentemente conseguido.




1ª parte- Um Planeta Terra sem habitantes humanos



Do filme, destaco um dos Flash-Fowardsmais fabulosos do cinema, o realizador transporta-nos desde o planeta Terra povoado por macacos durante a pré-histórica (cuja tribo descobre um monólito negro) até ao interior de uma nave espacial rumando à Lua no ano de 2001 (astronautas com o fim de descobrir a origem de um misterioso monólito ali enterrado).
Destaco ainda a música...irei recordar para sempre aquela valsa do "Danúbio Azul" (Johann Strauss) durante a caminhada pelos cosmos ou o não menos interessante nascer do Sol ao som de "Assim Falou Zaratustra" de Richard Strauss (composição inspirada pelo título da obra máxima de Friedrich Nietzsche).



4ªParte - a ressureição do Ser Humano...um feto sobrevivente para contar a história...