sexta-feira, março 07, 2008

cap. II " o que é a sodomia?" - o homem que se apaixona pela ovelha -

O retrato de David Reuben, o psiquiatra norte americano que em 1933 escreveu a cor de rosa: "Tudo o que você deseja saber sobre o sexo mas tem medo de perguntar" lembraria Woody Allen em 1972 de colocar (e bem!) Heather Macrae na tela (um pequeno à parte, a "Helen" de serviço ;), para acabar com alguns mitos urbanos.

«Serão exactas as descobertas clinicas das pesquisas e experiências sexuais?» - pergunta-se a dada altura - seja como for, este conjunto avulso de curtas metragens tem reminiscências em Fellini (os óculos escuros de Marcel Mastroianni acompanhado de Claudia Cardinale no 8 ½), o qual acaba por ser apenas um pequeno mote para a sátira dos episódios seguintes.

Abro o tal livro de aeroporto que inspirou Allen e começa assim: «O casamento é como uma longa viagem a dois num pequeno barco a remos: se um dos passageiro começar a balançar o barco, o outro terá que estabilizá-lo, caso contrário, os dois afundarão juntos».

Ah..claro! se abrirem o livro voltem a fechá-lo depois da citação transcrita!

* Logo à noite cumpre-se a praxis das feiras de tertuliam em casa da B., desta vez, o bloguer de serviço irá participar activamente com considerações maçadoras que se seguirão à curta metragem. Os meus agradecimentos por tão honroso convite.