sexta-feira, maio 16, 2008


Os sonhos frustrados de I Vitelloni apresentam a juventude de Fausto, Alberto, Leopoldo e Moraldo (presença de Fellini no grupo) que impera sem demoras. Um grupo que procura, constantemente, um rumo para a sua vida. De facto, esta obra prima do cinema italiano foi menosprezada. Foi-o injustamente. Porque nasceu ali o género teen movie. Era o cinema das receitas e dos remédios para a vida. Nos dias que correm o teen movie encontra paralelo em filmes como American Pie. A minha geração gosta e a minoria regozija-se perante a escolha.
Acontece que aquele cinema de minorias mostrava jovens adultos marionetas nas mãos dos pais, adolescentes que entravam em convulsões múltiplas e que promoviam a rebelião através da participação num conjunto de tropelias. Jovens adultos dependentes da independência. Este é o cinema que nos mostra esses jovens de 30 anos que levam tabefes do pai. O jovem Moraldo apresenta esse cinema. O jovem Moraldo é o narrador, o qual aparece encostado no canto, a contemplar os companheiros e, em off, vai tecendo comentários sobre o que se passa - num registo de evidente nostalgia - assim sobre a vida dos demais. E todos ali nos revemos na adolescência autobiográfica de Federico Fellini.

1 Comments:

Blogger Bárbara said...

Não há nada mais bonito que constatarmos que os sonhos são para serem sonhados. Nunca pode haver frustração num sonho. É um sonho. Alimenta-me, logo, cumpre bem a sua finalidade. Se os sonhos não fossem só sonhos, de facto, a realidade perdia de vez a piada. Adoro estes 5 inúteis!

4:20 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home