terça-feira, abril 11, 2006

A Floresta Mágica


Resquício do jardim do éden antes dos primeiros passos de Adão, a floresta Laurissilva da Madeira constitui, quanto a mim, o maior património natural do país. Valor confirmado pela UNESCO quando a classificou como Património Natural Mundial em Dezembro de 1999.
Esta floresta chegou a ocupar grande parte do sul da Europa e norte de África antes do frio das glaciações a ter extinto. Incapaz de se adaptar às variações climáticas, a floresta mágica permaneceu nas ilhas dos arquipélagos do Atlântico Norte estando aí protegida do frio que assolava o continente.
Quando os primeiros homens chegaram aos arquipélagos, estes estavam cobertos da floresta Laurissilva mas a magia da floresta não foi suficiente para o engenho do Homem. E aos poucos a floresta foi consumida, tendo permanecido apenas vestígios em algumas ilhas. Hoje em dia pertence à ilha da Madeira a mais extensa e bem conservada Laurissilva do mundo.
Rara e preciosa, abrigada do turismo de massas, escondida em profundos vales e protegida por enormes abismos, a floresta mágica ainda hoje existe, e está lá, pronta a revelar a sua magia a quem a quiser conhecer e souber encontrar.