terça-feira, outubro 02, 2007


«Shichinin no Samourai est un des monuments du cinéma mondial, et le film de Akiro Kurosawa qui a le plus influencé les occidentaux et les cinéastes américains.»
Com esta pequena frase de François Truffaut entendemos a verdadeira dimensão deste marco do cinema, uma rapsódia à humanidade, mas sobretudo, à coragem. Não vale a pena tentar discernir a lógica subjacente à rodagem de 7 (sete) guerreiros em polvorosa, excepto se nos localizarmos na história do Japão: Séc. XVI, a estória da resistência de uma aldeia. O filme aborda o confronto entre o bem e o mal, ou seja, da pobre sociedade agrícola contra os salteadores da pilhagem.
Este épico do cinema conta a mais impressionante fábula do arroz, a importância da colheita, alguém que morre por ela, aquela onde um samurai se estatela no chão e, antes de morrer, branda: "Numa vida, nada é mais sublime que os últimos instantes. Vê bem".

2 Comments:

Blogger Hugo said...

Influenciou, é certo. Acontece que "Shichinin no Samourai" é muito influenciado por um ocidental: John Ford. Não é à toa que se diz que John Ford fazia Westerns e Kurosawa fazia Easterns...

6:49 da tarde  
Blogger Luís A. said...

a obra de kurosawa está cheia de citações fordianas, especialmente nos seus filmes de samurais. neste 7 samurais, além da magnífica realização, mifune é a grande mais valia! Grande filmaço

1:11 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home